michaeljacksonx
Photos
News

HIStory: Past, Present and Future – Book I

HIStory: Past, Present & Future – Book I é um álbum duplo lançado por Michael Jackson pela Epic em 1995 que reune trinta canções. No primeiro disco (HIStory Begins), uma seleção de quinze sucessos remasterizados. No segundo (HIStory Continues), a primeira coleção de músicas inéditas lançada pelo cantor desde que foi acusado de abusar sexualmente de um menor em 1993. A semi-coletânea recebeu seis indicações ao Grammy Award em 1996.



O álbum fazia parte de um dispendioso projeto de marketing desenvolvido pela Sony Music para restabelecer a influência de Jackson no mercado fonográfico depois do escândalo que desestruturou sua carreira em 1993. Foram gastos 30 milhões de dólares em publicidade e propaganda para o lançamento da coletânea em junho de 1995 e subseqüente divulgação de cinco compactos. Foi a maior campanha de marketing já montada para promover um disco.



O lançamento de HIStory foi antecedido e sucedido por muita polêmica. Desde a vinculação de um comercial de quatro minutos na televisão, em que Jackson liderava uma tropa de soldados aparentemente nazistas; à capa do álbum, que ostentava a imagem de uma estátua em bronze do cantor como se representasse um semi-deus. Estátuas similares, mas de concreto, foram levantadas em algumas das principais capitais européias, como Berlim e Londres.



Polêmica também nas letras das músicas inéditas. Em 1995, duas entidades de luta contra o preconceito racial advertiram sobre a existência de expressões potencialmente anti-semitas na canção "They Don't Care About Us". A música foi regravada e retirada dela a palavra "jew", em português "judeu", que assume um segundo significado quando usada como gíria: "trapacear".



A canção "D.S." também foi alvo de especulações. Na letra, Jackson acusa uma personagem chamada Dom Sheldon de fazer parte da organização racista Ku Klux Klan. O nome é similar à do promotor de justiça Tom Sneddon, que encaminhou o processo de abuso sexual movido contra o astro em 1993.



HIStory chegou à primeira posição na lista dos mais vendidos em 19 países e interessou dezesseis milhões de pessoas no mundo, que adquiriram uma cópia do álbum. "Scream", um dueto de Jackson com a irmã Janet, foi escolhido como primeiro compacto promocional da coletânea, em maio de 1995. Um videoclipe orçado em sete milhões de dólares foi produzido para acompanhar a canção. Nos Estados Unidos, "Scream" estreou em quinto lugar na Billboard quebrando um recorde de 37 anos, dos Beatles. O compacto tinha como lado-b a faixa "Childhood", tema do filme "Free Willy II".



O recorde foi superado mais uma vez por Michael Jackson três meses depois quando "You Are Not Alone" estreou na primeira posição. Um feito inédito e que seria igualado poucas vezes no futuro. O terceiro compacto de HIStory, "Earth Song", tornou-se o maior sucesso do álbum na Europa. A canção não chegou às rádios nos Estados Unidos. "Earth Song" também se firmou como a música de maior sucesso da carreira de Jackson na Alemanha, Reino Unido, Suíça e Dinamarca.