mariahcarey_fan
mariahcarey_fan
News

Declínio na Carreira e Fracasso no Cinema

Em 2001, Carey deixou a Columbia Records e assinou o maior contrato da história para um artista solo, nada menos que 80 milhões de dólares e cinco álbuns com a Virgin Records (uma companhia da EMI). Pouco tempo depois, Carey começou a agir estranhamente em suas aparições públicas, e reclamou de estar trabalhando muito e dormindo apenas duas horas a cada noite. Além do mais, seu relacionamento de três anos com o cantor Luis Miguel havia terminado. 24 horas após deixar duas mensagens estranhas em seu site oficial, Mariah teve uma crise nervosa e sua mãe chamou o resgate (911) para levá-la ao hospital. Ela foi internada em uma clínica com o diagnóstico de estafa e colapso nervoso.



Para completar o ano de azar de Carey, o lançamento do álbum e do filme Glitter (sua estréia nos cinemas) se deu justamente no dia 11 de setembro de 2001 em Manhattan - Nova Iorque, dia do maior ataque terrorista da história, portanto muito pouco pôde ser feito para promover seu filme Glitter e a trilha-sonora dele, já que os olhos do mundo estavam voltados para outro fato mais importante da humanidade.



Graças ao incentivo da gravadora em vender o single por preço mais barato, a primeira música de trabalho - Loverboy chegou ao número 2 da Revista Billboard, vendendo mais de um milhão de cópias, no entanto, não conseguiu atingir a primeira posição pela falta de execução nas rádios. Os outros singles do álbum chegaram a posições muito baixas no ranking dos singles mais vendidos da Revista Billboard ou falharam para chegar em posição alguma. No Natal deste mesmo ano, a Columbia lançou uma coletânea não-autorizada contendo os maiores sucessos da cantora até então. As vendas foram razoáveis, já que o sucesso da cantora estava em baixa.



Para piorar a situação emocional de Carey, a morte de seu pai, vítima de câncer no cérebro, contribuiu para o declínio pessoal e profissional de Mariah.



No começo de 2002, a Virgin Records decidiu tirar Carey de seu catálogo. Com vendas de pouco mais de um milhão de álbuns, Mariah foi considerada um fracasso pela gravadora, já que pela Sony/Columbia a cantora havia vendido mais de 150 milhões de álbuns.



Rescindindo o contrato, a Virgin lhe pagou uma quantia milionária, uma multa de 28 milhões de dólares. Neste mesmo ano, Mariah assinou um contrato de três anos com a Def Jam (companhia da Island Records).



Em 2002 ainda, Carey lançou Charmbracelet que foi melhor recebido pelo público em comparação ao fracasso de Glitter em 2001. As vendas foram moderadas, chegando ao Disco duplo de platina (dois milhões de cópias vendidas) nos EUA. Um dueto HIP HOP de Carey com o rapper Busta Rhymes - I Know What You Want, chegou ao 3° lugar na lista dos singles mais executados nas rádios da Revista Billboard e foi um sucesso no mundo inteiro.